Notícias > Edifícios de Energia Zero são apostas para o futuro no Brasil

17/05/2018 - Edificações autossustentáveis em energia gerada por fontes renováveis e limpas têm custo de implantação maior, porém bom retorno do investimento
Edifícios de Energia Zero, do inglês Zero Energy Building (ZEB), são aqueles que produzem mais energia do que consomem ao longo de um ano, tornando-se altamente eficientes do ponto de vista energético. Essas edificações usam energia oriunda de fontes renováveis, produzida on-site ou off-site.

Segundo o consultor Marcelo Sousa, da empresa Geração Renovável, nem sempre os ZEBs – ou NET ZEBs, como também são designados – são qualificados como sustentáveis, pois a autoprodução de energia é apenas metade do caminho. O restante abrange disciplinas como a gestão da água e de resíduos e a acessibilidade.

O conceito se divide em dois subgrupos: Net Zero Site Energy e Net Zero Source Energy. A diferença entre eles é que, no primeiro, a edificação é autossuficiente; já o outro não consegue gerar tudo o que consome, mas cobre o déficit adquirindo energia de fontes renováveis externas.
Aspecto interessante é que um ZEB não deve ser meramente energético. A produção de energia deve vir de fontes renováveis e limpas, como solar, eólica e geotermia. Além disso, a edificação não pode simplesmente produzir energia para sistemas ineficientes. A criação de um Zero Energy Building começa pela chamada inteligência arquitetônica e arquitetura bioclimática, afinal, é através do projeto de arquitetura que se pode reduzir ao mínimo possível a iluminação artificial e sistemas de climatização, sendo extremamente importante um equilíbrio entre estas duas disciplinas. \"Temos de ter iluminação natural suficiente, que economize energia e gere conforto aos ocupantes, mas que não sobrecarregue os sistemas de climatização”, ensina o consultor.
Fonte:AECweb / e-Construmarket